Cães, Saúde e Bem Estar

PEIXE CRU PARA CÃES

Sushi, Temaki, Sashimi…. são todos feitos com peixe cru! E eles são seguros para gente, por que não seriam para os cães?

Cães bebem água de poças, água do vaso sanitário (ok, não queremos isso, mas às vezes eles fazem isso). Apesar disso, eles normalmente não adoecem por conta disso. Isso se deve ao fato de eles serem “lobos por dentro”.

Os cães, apesar das aparências externas e das tantas raças existentes, têm uma genética muito similar a dos lobos (99% do DNA é igual), são capazes de cruzar com lobos, têm o estômago tão ácido quanto o dos lobos, etc.

Os lobos, assim como outros carnívoros, são animais que, em momentos de escassez de presas, se alimentam de carniças, de presas em decomposição que eventualmente eles encontrem. Entretanto, eles não adoecem. O mesmo vale para os cães.

Assista ao vídeo que fiz falando mais sobre isso. O título dele é “Especial 500k: Cães de Rua” e está disponível no YouTube (canal ANPDog).

E quais os benefícios do peixe?

Bom, o que mais chama atenção são os Ômega 3 presentes. Eles são ácidos graxos essenciais, ou seja, o animal não o produz, precisa vir da alimentação. O Ômega 3 é responsável por diminuir os processos inflamatórios do organismo. Além disso, é importante para a saúde do cérebro e do coração. Ajudam também na prevenção de diabetes e obesidade. Ajuda nos casos de artrites e artroses, pela característica de diminuir as inflamações do organismo.

Agora, antes de darmos o peixe cru, devemos saber prepará-lo. Essa preparação é necessária para que possíveis vermes presentes no peixe venham a morrer. É um processo de preparação semelhante ao do sushi, sashimi e temaki. Se eles alimentos não forem preparados previamente, as pessoas que os comerem podem adoecer de verminoses graves. Mas isso nunca fez com que as pessoas parassem de comer comida japonesa.

Como fazer a preparação do peixe?

É muito simples! Basta congelar os peixes previamente, antes de dar para os animais. Os peixes, exceto o salmão, devem ser congelados por 2 dias. Já o salmão, precisa ser congelado por 7 dias. Depois disso é seguro dar para os dogs.

Ah, lembre-se de retirar as espinhas do peixe, beleza?

Lembrando que a quantidade a ser oferecida deve ser calculada, montar uma dieta natural para o seu animal é o ideal. Caso não seja possível, dê no máximo 10% da quantidade de ração por dia. Por exemplo, se um animal ingere 100 g de ração por dia, ele pode ingerir 10 g por dia de petiscos, peixe, etc.

Um abraço e até o próximo post!

 

Deixe uma resposta