Cães, Saúde e Bem Estar

VOCÊ SABE O QUE É O NEEM?

Muita gente me pergunta: O que é Neem?

O Neem é uma árvore de origem indiana, cultuada e muito usada na medicina Ayurveda, que é uma filosofia médica oriental.

No Oriente, o Neem é usado para diversas finalidades, desde tratamento, cura, prevenção de doenças, higiene, cuidados pessoais, cuidados com as plantas e com os animais. Do Neem, usam-se raízes, caule, folhas, flores e semente.

Para nossos pequeninos e amados Pets, usamos o Neem como uma alternativa natural contra ecto e alguns endoparasitas! Sim, apenas alguns endoparasitas, ou seja, alguns tipos de vermes.

Mas, como age o Neem contra pulgas, carrapatos e mosquitos?

O Neem é composto por diversas propriedades que se assemelham à estrutura hormonal dos insetos e, com isso, acabam confundindo os coitadinhos!

A Azadirachtina foi um dos primeiros princípios ativos a serem isolados do Neem e já provou ser o principal ingrediente no combate aos insetos.

Atribui-se a Azadarachtina cerca de 90% dos efeitos causados nos insetos.

A Azadarachtina não mata instantaneamente os insetos porém os impede de continuar se alimentando. Além disso, interfere no seu desenvolvimento e crescimento. Na verdade, ela é tão potente que um simples traço da sua presença impede que alguns insetos cheguem até a tocar nos animais!

Os vários estudos demonstraram que o mecanismo de ação da Azadarachtina pode ser conforme abaixo relacionados:

  1. Efeito Anti-alimentar via oral.
    a) Principal : Inibe a atividade dos receptores de sensibilidade gustativa da cavidade oral, modifica a ingestão normal de alimentos e a capacidade alimentar prospectiva dos Insetos.
    b) A ingestão de princípios ativos junto com o alimento conduz a inanição e morte.
  2. Ação Dermal: Penetra através da cutícula dos insetos e inibe a síntese de quitina, provocando, então desidratação e morte.
  3. Efeito Repelente: Os componentes no Neem fazem com que o inseto afaste naturalmente.
  4. Efeito metamorfose: Devido a mudanças no comportamento locomotor e estacionário dos insetos, em alguns casos o acasalamento, assim como a comunicação sexual é afetada.
  5. Efeito Destruidor do Crescimento: Pela inibição do crescimento normal do inseto por meio da interferência nos ciclos de mudança . Suprime a atividade da ecdysona e a larva não efetua a mudança de fase, mas fica na fase jovem para sempre até que eventualmente morre.
  6. Efeito na sobrevivência e reprodução pela ação inibidora da ovoposição: Quando a fêmea atinge o período de postura do seu ciclo de vida, a ovoposição é suprimida ou inibida.
  7. Efeito no Sistema Endócrino: Os extratos de Nim são acumulados no sistema neurosecretório do inseto, e por cruzarem a barreira cerebral , são concentrados no corpus cardiacus , resultando em uma menor utilização das proteínas neuro-secretórias.

 

Então, se eu usar APENAS o Repel Neem Pronto para Uso da Preserva Mundi meu pet está livre de pulgas e carrapatos?
R: Não necessariamente.

Isto mesmo! As pulgas e os carrapatos podem pegar carona com você, no seu sapato, bolsa, calça jeans e até mesmo estar vindo do vizinho! As pulgas proliferam-se em locais de poeira e as pulgas que você enxerga (adultas) representam apenas 5% da população e as demais 95% estão no ambiente em forma de ovos, pupas e ninfas!

Com os carrapatos, não é diferente. Por isso, o cuidado apenas com o animal não é suficiente (nem se você usasse produto químico). Limpar o ambiente é tão ou mais importante que atentar-se ao animal!

O Uso do Repel Neem Concentrado no ambiente, por ter uma concentração de Azadarachtina maior que no Repel Neem Pronto para Uso, é ideal para limpar a casa e se livrar dos ovos e pupas que são mais difíceis de se combater. Por isso, cada produto tem sua função e especificidade! Falarei sobre a limpeza da casa em um próximo post 🙂

Cuide bem de quem te ama incondicionalmente!

Beijos e lambeijos das meninas!

Deixe uma resposta